CICLO DE ESTUDOS – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - 05 DE NOVEMBRO DE 2014

  • -
  • 00:00 - 00:00
  • (a definir)
Evento

 CICLO DE ESTUDOS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

 

DIA : 05 de novembro de 2014 – Quarta-feira

 

LOCAL: Sala 02 Bloco 8 Superior do Departamento de Química da FFCLRP/USP

 

HORÁRIO: 14 horas 

Título: “Seda de aranha como a nova geração de biomaterial e a técnica de microscopia de força atômica (MFA) desvendando suas propriedades nanométricas”.

Luiz César Porto de Oliveira

Doutorando – Departamento de Química da FFCLRP/USP

 

Resumo: As aranhas produzem seda em diferentes pares de glândulas, isso permite à aranha variar as propriedades da seda dependendo da sua necessidade, tais como resistência, densidade e diâmetro. Numa base de peso igual, a seda possui uma maior resistência do que o aço e a fibra sintética de aramida (material de Kevlar), devido a sua extensibilidade. Dentre as glândulas da aranha, a mais estudada é a glândula ampulada maior. Ela produz sedas com propriedades mecânicas superiores a outros materiais como o material de Kevlar, utilizado nos coletes a prova de bala. Essas propriedades são provenientes da sequência de aminoácidos, caracterizada pela estrutura primária da proteína. A seda da ampulada maior é composta por dois tipos de proteínas similares estruturalmente nos seus domínios de aminoácidos. A diferença entre elas está na presença do resíduo de prolina numa delas[1]. No entanto, até recentemente não havia consenso sobre a nano organização das sedas de aranhas. Contudo, imagens das sedas geradas por MFA em alta resolução possibilitou as análises nanométricas das estruturas em 3D das fibras de seda das aranhas entre elas: a nanorugosidade, nanoviscoelasticidade, nanotribológica e nanorigidez[2].

As análises de AFM possibilitam de forma rápida e simples o estudo detalhado das sedas das aranhas, contribuindo para o desenvolvimento de novos biomateriais na área da biotecnologia. 

 

1.       Tokareva, O., et al., Structure-function-property-design interplay in biopolymers: Spider silk. Acta Biomater., 2014. 10(Copyright (C) 2014 American Chemical Society (ACS). All Rights Reserved.): p. 1612-1626.

 

2.       Silva, L.P. and E.L. Rech, Unravelling the biodiversity of nanoscale signatures of spider silk fibers. Nat. Commun., 2013. 4(Copyright (C) 2014 American Chemical Society (ACS). All Rights Reserved.): p. 4014/1-4014/9.

 

 

OBS:

Não será necessária inscrição prévia.

Caso seja necessário comprovante de participação, favor solicitar, após o término do evento, ou na secretaria do Departamento de Química, com Lâmia ou através do e-mail dq-pg-quimica@ffclrp.usp.br


Evento enviado por Francine