Conteúdos

UNIDADE 1: Caracterização do processo psicodiagnóstico

1.1. Definição e sistematização do campo de trabalho

1.2. Objetivos

1.3. Momentos do processo psicodiagnóstico

1.4. Enquadramento

1.5. A relação psicólogo-cliente: definição, objetivos e limites dentro da situação de psicodiagnóstico

UNIDADE 2: Operacionalização do processo psicodiagnóstico

2.1. Estabelecimento do enquadre e contrato de trabalho

2.2. A entrevista psicológica: objetivos, procedimentos e técnicas de exploração e diagnóstico

2.3. Tipos de entrevista diagnóstica: a entrevista inicial

2.4. Entrevista para a aplicação de testes e técnicas de avaliação psicológica

2.5. A hora de jogo diagnóstico

2.6. Seleção e integração de dados, conforme os objetivos do estudo de caso: síntese final

2.7. Comunicação dos resultados: a entrevista de devolução de informaçåo

2.8. Comunicação de resultados: o laudo (informe) psicológico

2.9. Diagnóstico e prognóstico: planejamento de estratégia clínica de intervenção

UNIDADE 3: Métodos de exploração e diagnóstico empregados em estudos de casos

3.1. Seleção de testes e técnicas de avaliação psicológica com vistas à composição de uma bateria em função de cada caso em questão

3.2. Integração das informações obtidas por intermédio das entrevistas, testes psicológicos, observações e exames complementares realizados

3.3. Modalidades de raciocínios clínicos empregados

3.4. Orientação e encaminhamento

Métodos Utilizados

1. Discussões em grupo dos atendimentos realizados pelos alunos (supervisão dos casos clínicos).

2. Discussões teóricas em grupo com base em textos extraídos da bibliografia em anexo.

3. Supervisão de casos individual, quando necessário.

Atividades

- Aplicação de técnicas de avaliação psicológicas.

- Cotação, levantamento e interpretação de sinais das técnicas de avaliação psicológica.

- Elaboração de sínteses interpretativas e relatórios de psicodiagnóstico.

- Leitura de bibliografia especializada.

Avaliação

1. Cumprimento das atividades propostas, a saber:

1.a. Atendimento de no mínimo dois clientes

1.b. Confecção de relatórios finais de atendimento (laudo psicológico), aos quais serão atribuidas notas variando de 0 a 10.

2. Comparecimento em, no mínimo, 75% das supervisões.

Recuperação

Realização de uma prova escrita, versando sobre o conteúdo da disciplina, e/ou um trabalho prático, correspondendo a: análise de material clínico, pesquisa bibliográfica, projeto de pesquisa. O aluno deverá entrar em contato com o docente para saber qual a forma a ser adotada.

Bibliografia

CAMPOS, D.M.S.C. O Teste do Desenho como Instrumento de Diagnóstico da Personalidade. Petrópolis: Vozes, 1989.

CUNHA, J.A.; FREITAS, N.K. e RAYMUNDO, M.C.B. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

LOURENÇÅO VAN KOLCK, O. Testes Projetivos Gráficos no Diagnóstico Psicológico. Såo Paulo, EPU, 1984.

OCAMPO, M.L.S. e Colaboradores. O processo Psicodiagnóstico e as Técnicas Projetivas. Trad. de Miriam Felzenswalb. Såo Paulo: Martins Fontes, 1981.

Psicodiagnostico I

Código5940080
DepartamentoPsicologia e Educação
Palavra-chavePsicodiagnostico I

Sobre a Disciplina
ModalidadePsicólogo
NaturezaOptativa Eletiva
Regime de oferecimentosemestral
Semestre9o semestre
Créditos8
Período 26/2/2007 a 30/6/2007
Vagas4 vagas
Material DidáticoVerificar em Downloads

Horários da Disciplina
DiaQuarta-feira
Início08:00h
Término10:00h
LocalSala do Docente
BlocoHumanas e Biológicas
DiaSexta-feira
Início10:00h
Término12:00h
LocalSala do Docente
BlocoHumanas e Biológicas

Pré-requisitos

5940413 - Técnicas Projetivas Em Psicologia Clínica I - Departamento de Psicologia e Educação
5940318 - Psicopatologia Geral II - Departamento de Psicologia e Educação
5940413 - Técnicas Projetivas Em Psicologia Clínica I - Departamento de Psicologia e Educação
5940318 - Psicopatologia Geral II - Departamento de Psicologia e Educação

Co-requisitos

5940151 - Técnicas Projetivas em Psicologia Clínica II - Departamento de Psicologia e Educação
5940151 - Técnicas Projetivas em Psicologia Clínica II - Departamento de Psicologia e Educação