Métodos Utilizados

O programa será desenvolvido através de aulas teóricas, discussões de textos, livros e filmes, trabalhos em grupo, paletas de conferencistas convidados. A parte prática incluirá entrevistas com adolescentes, adultos e idosos. O roteiro das entrevistas será elaborado em sala de aula e os resultados obtidos deverão ser apresentados em um seminário e como um relatório onde serão discutidos à luz dos conceitos teóricos aprendidos.

Atividades

- Elaboração de projeto

- Realização de entrevistas

- Elaboração de seminário e relatório do projeto

- Elaboração do trabalho teórico

Avaliação

- Provas escritas - peso 5: (três provas: duas de peso 1 e uma final de peso 3)

- Relatório escrito e seminários - peso 4 (nota de zero a dez)

- Auto-avaliação do próprio desempenho em aulas, discussões, leituras e trabalhos práticos - peso 1 (nota de zero a dez)

Nota final será a média ponderada destas avaliações.

Recuperação

Realização de trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina no prazo previsto pela regulamentação. O aluno deverá entrar em contato com o docente para saber qual critério é adotado.

Bibliografia

Aberastury, A. e cols. (1980). Adolescência. Porto Alegre, Ed.Artes Médicas.

A. Liberalesco Neri (1987). O Auto Governo na Velhice - a proposta Skinneriana. Anais da XV Reunião Anual de Psicologia. pp. 154-164.

Bianco, A. C. (1985). A Psicologização do Feto - In Sérvulo A. Figueira (org.) Cultura da Psicanálise. pg. 94-115.

Badinter, E. (1985). Um amor conquistado: o mito do amor materno. Ed. Nova Fronteira.

Bee, Helen & Mitchell (1984). A pessoa em desenvolvimento. Harbra.

Becker, D. (1985). O que é adolescência. Editora Brasiliense.

Bosi, E. (1979) Mémoria e Sociedade: Lembranças da Velhice. São Paulo, T. A. Queiroz, Ed. Ltda. pg. 31-49.

Bruschini, C. & Sarti, C. (1985). Número especial sobre mulher do Cadernos de Pesquisa. 54.

Brioschi, L. R. & Trigo, M. H. B. Relatos de vida em Ciências Sociais: Considerações Metodológicas (1). Canevacci, M. (Organizador) (1981). Dialética da Família. São Paulo. Rd Zahar Editores, Cap. 3, pp. 43-141.

Erikson, E. N. (1976). Identidade, Juventude e Crise. Rio de Janeiro. Zahar Editores, cap. 3 pp. 43-141. Ferreira, R. M. F. (1979). Meninos da rua: expectativa e valores de Menores Marginalizados de São Paulo. Comissão de Justiça e Paz de São Paulo.

Fukui, L.G.F. e Bruschini, M.C.A. (Organizadores). A Família em questão. Cadernos de Pesquisa. n.º 37. p. 65-70.

Haddad, Eneida Gonçalves de Macedo. (1986). A Ideologia da Velhice. São Paulo. Ed. Cortez.

Lins de Barros, M. (1987). Autoridade e Afeto: Avós, Filhos e Netos na família Brasileira. R.J. Zahar Editor.

Luz, Madel, T. (org.). O lugar da Mulher. Edições Graal, 1982. pp. 9-31: 59-71.

Mayer, N. (1978). A Crise do Homem na meia idade: recomeçando a vida depois dos 40. RJ. Record. Pincus, L. & Dare, C. (1981). Psicodinâmica da Família. Porto Alegre. Ed. Artes Médicas.

Rapapport, C. R.; Fiorini, W. R.; Davis, C. (1981). Psicologia de Desenvolvimento a idade escolar e a adolescência. vol.4, São Paulo, EPU.

Salem, T. (1980). O Velho e o Novo: um estudo de papéis e conflitos familiares. Petropólis. Vozes.

Salem, T. (1985). A trajetória do "casal grávido" de sua constituição à revisão de seu projeto. In Sévulo A. Figueira (org.) Cultura da Psicanálise. pg. 35-61, SP. Ed. Brasiliense, (1985).

Salem, T. (1985). Famílias em camadas médias: uma revisão da literatura recente. Boletim do Museu Nacional (54). Antropológia, RJ.

Salem, T. (1986). Filhos do Milagre. Ciência Hoje. 25. Sheehy, G. (1976). Passagens: Crises previsíveis da vida adulta. Livraria Francisco Alves, pp. 29-48.

Willi, J. (1978). La pareja humana: relación y conflito. Madrid: Ediciones Morata, S.A. Cap. III. Las fases del matrimonio con sus crisis tipicas: pg. 38-53.

Filmografia: Cria cuervos, Fanny e Alexander, Pixote, Gente como a gente, Um estranho no ninho, Balada de Narayama, Cenas de um casamento Sueco, Eles não usam black-tie.

Psicologia do Desenvolvimento: O Ciclo/vital

Código5940012
DepartamentoPsicologia e Educação
Palavra-chavePsicologia do Desenvolvimento: O Ciclo/vital

Sobre a Disciplina
ModalidadeBacharelado
Naturezaobrigatória
Regime de oferecimentosemestral
Semestre3o semestre
Créditos5
Período 25/2/2008 a 5/7/2008
Vagas40 vagas
Material DidáticoVerificar em Downloads

Horários da Disciplina
DiaQuarta-feira
Início08:00h
Término12:00h
LocalCentro Didático - Sala 02
BlocoHumanas e Biológicas

Conteúdos

1. A perspectiva do ciclo vital na psicologia do desenvolvimento.

2. Abordagem do desenvolvimento, segundo a Psicanálise.

3. Abordagem do Desenvolvimento, segundo Piaget.

4. O ciclo vital: epigênese da identidade (Erik Erikson).

5. As crises psicossociais nos primeiros anos de vida e na idade escolar.

6. O processo de individualização e a aquisição da identidade.

7. Aspectos biológicos, psicológicos e sociais de adolescência. A adolescência como moratória em nossa sociedade.

8. Contextos particulares de socialização do adolescente: as estratégias de sobrevivência dos meninos da rua.

9. Crises previsíveis da vida adulta.

10. Mudanças de papéis, particularmente no casamento e diante do nascimento e crescimento dos filhos.

11. O processo de amadurecimento versus envelhecimento na idade adulta e na 3ª idade.