Métodos Utilizados

Aulas expositivas, discussões coletivas, seminários, discussões de textos e filmes, estudos dirigidos, elaboração de relatórios, aulas práticas, orientação na elaboração e regência de aulas.

Atividades

Registros escritos de leituras e discussões grupais;Planejamento/regência de aulas;Palestras ou visitas técnicas;Levantamento bibliográfico;Seminários e/ou dramatizações;Relatórios das atividades desenvolvidas;Elaboração e/ou regência de aulas teóricas e práticas.



Avaliação

Avaliação escrita, relatórios individuais sobre os temas estudados, seminários, regência de aulas e elaboração de material pedagógico.

Recuperação

A recuperação ocorrerá durante todo o processo. O professor poderá solicitar ao aluno a complementação de atividades, prova escrita e/ou síntese de leituras e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.

Bibliografia

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Metodologia do Ensino de História e Geografia

Código5941026
DepartamentoPsicologia e Educação
Palavra-chaveMetodologia do Ensino de História e Geografia

Sobre a Disciplina
ModalidadePedagogo
NaturezaObrigatória
Regime de oferecimentoSemestral
Semestre5o semestre
Créditos4
Período 25/2/2008 a 5/7/2008
Duração15 semanas
Vagas50 vagas
Material DidáticoVerificar em Downloads

Horários da Disciplina
DiaSegunda-feira
Início19h00h
Término22h30h
LocalCentro Didático - Sala 09
BlocoHumanas e Biológicas

Conteúdos

História local, regional e nacional nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil;A aprendizagem de conteúdos históricos e geográficos;Propostas curriculares do ensino de Geografia e História para a Educação Infantil e Ensino Fundamental;O saber histórico e geográfico e suas relações com o conhecimento escolar no Ensino Fundamental e na Educação Infantil;Os objetivos pedagógicos do ensino de História e Geografia para o Ensino Fundamental e Educação Infantil;Políticas públicas para o ensino de História e Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental;Os materiais didáticos e a relação com o saber nas áreas de conhecimento histórico e geográfico;Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia e História para a Educação Infantil e ensino Fundamental;O cotidiano e o território no ensino de Geografia e História;Espaços de aprendizagem para o ensino de História e Geografia;Espaço e tempo como construção cultural no ensino de Geografia e História para o Ensino Fundamental e Educação Infantil;Constituição do povo brasileiro na perspectiva do ensino de História e Geografia para Educação Infantil e Ensino Fundamental;Relação Homem-Natureza na abordagem do ensino histórico e geográfico no Ensino Fundamental e na Educação Infantil;O urbano e o rural no ensino de Geografia e História na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.