Conteúdos

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Métodos Utilizados

Aulas expositivas, discussões de textos, seminários, filmes, análise de relatórios dos temas investigados.

Atividades

Registros escritos de leituras e discussões grupais; registros escritos dos seminários; elaboração de relatórios.

Avaliação

1) Provas escritas - valor 30%.2) Relatórios individuais sobre os temas dos seminários, trabalhos de classe e exercícios - 30%.3) Relatório em grupo sobre o projeto de pesquisa desenvolvido nas escolas - valor 40%.

Recuperação

Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco).

Bibliografia

BARRETO, Elza Siqueira de Sá. (org.) Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo : Fundação Carlos Chagas, 1998.FREITAS, J. C. Projeto Histórico, Ciências Pedagógicas e Didática. Educação e Sociedade, São Paulo, v.9, n. 27, set. 1997, p.122-140.FUSARI, José Cerchi. A construção da proposta educacional e o trabalho coletivo na unidade escolar. In: FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. A autonomia e a qualidade do ensino na escola pública. São Paulo; FDE, 1993. P. 69-77 (Idéias, 16).FUSARI, J.C. O planejamento educacional e a prática de educadores. In: ANDE, n\8, p. 33-35. São Paulo, Cortez, 1984. GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.GOODSON, Ivor F. A vida do professor e seu desenvolvimento. In: NÓVOA, Antônio (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992.HERNANDEZ, F; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre. Artes Médicas, 1998.LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo, Cortez, 1991.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, Outubro, 1998. MORAIS, R. Sala de aula - que espaço é esse? Campinas, Papirus, 1989.OLIVEIRA, Maria R.N.S. A reconstrução da didática: elementos teórico-metodológicos. Campinas, Papirus, 1992.OLIVEIRA, Romualdo Portella. A organização do trabalho como fundamento da administração escolar: uma contribuição ao debate sobre a gestão democrática na escola. In: FUNDAÇÀO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÀO. A autonomia e a Qualidade do ensino na escola pública. São Paulo: FDE, 1993. P. 114-124. (Idéias, 16)SANTOS, M.E.V.M. Mudança conceitual na sala de aula: um desafio pedagógico. Lisboa, Novo Horizonte, 1991. SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo, Cortez, 1986.SILVA JR., Celestino A. A Escola Pública como local de trabalho. São Paulo, Cortez, 1991.SILVA, R.; DAVIS, C.. É proibido repetir. Estudos em Avaliação Educacional, n. 7, jan-jun, 1983.SILVA, L.H. da; AZEVEDO, José C. Reestruturação curricular. Petrópolis, Vozes, 1995. VEIGA, T.A. (org.) Repensando a didática. Campinas, Papirus, 1988.13) Bibliografia BásicaEstá descrita em cada Unidade.

Didática Geral I

Código5940120
DepartamentoPsicologia e Educação
Palavra-chaveDidática Geral I

Sobre a Disciplina
ModalidadeLicenciatura
Naturezaobrigatória
Regime de oferecimentosemestral
Semestre7o semestre
Créditos6
Período 25/2/2008 a 5/7/2008
Vagas40 vagas
Material DidáticoVerificar em Downloads

Horários da Disciplina
DiaQuarta-feira
Início08:00h
Término12:00h
LocalCentro Didático - Sala 06
BlocoHumanas e Biológicas

Pré-requisitos

5940119 - Política e Gestão Educacional no Brasil - Departamento de Psicologia e Educação
5940166 - Psicologia Educacional - Departamento de Psicologia e Educação
5940119 - Política e Gestão Educacional no Brasil - Departamento de Psicologia e Educação
5940166 - Psicologia Educacional - Departamento de Psicologia e Educação

Co-requisitos

5940124 - Prática de Ensino em Biologia I - Departamento de Psicologia e Educação
5940124 - Prática de Ensino em Biologia I - Departamento de Psicologia e Educação