Departamento de Psicologia



Este Departamento é responsável pelo Bacharelado em Psicologia e pela Formação de Psicólogo. Além das atividades de Graduação, o Departamento mantém os Programas de Pós-Graduação em Psicobiologia (nota 7 CAPES) e em Psicologia (nota 5 CAPES), ambos com Mestrado e Doutorado.

Conta atualmente com 37 docentes, dos quais 36 são contratados em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP) e 1 em Regime de Turno Parcial (RTP). Conta ainda com 4 Técnicos de Laboratório, 5 Técnicos Administrativo, 2 Secretários, 1 Técnico Audiovisual, 1 Auxiliar Administrativo, 2 Serviços Gerais e 5 Psicólogos.

As grandes áreas de pesquisa desenvolvidas por diferentes grupos de docentes e técnicos especializados compreendem: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança, Técnicas de Exame Psicológico, Psicologia Social e Comunitária, Família, Saúde Mental e Trabalho, Psicobiologia, Psicolinguística, Percepção, Psicofísica, Psicologia Cognitiva, Psicologia e Educação, Psicologia Clinica, Psicologia Jurídica, Orientação Profissional e Carreira, Psicologia da Saúde e Psicologia Organizacional e do Trabalho.

O Departamento de Psicologia conta com dois órgãos auxiliares para cumprir suas funções relativas à formação pedagógica do aluno, à pesquisa e à prestação de serviços à comunidade, a saber: o Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA), que coordena os estágios profissionalizantes e presta serviços de atendimento psicológico à comunidade e o Centro de Investigações sobre o Desenvolvimento e Educação Infantil (CINDEDI), que realiza pesquisas, forma recursos humanos, produz materiais e presta assessoria na área de Desenvolvimento e Educação Infantil.


Gaiola de Skinner Experimentos Monitoração

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Av. Bandeirantes, 3900 - CEP 14040-901 - Bairro Monte Alegre - Ribeirão Preto - SP -Brasil

Tel. 55(16) 3602-3670 | Fax. 55(16) 3633-2660 | E-mail: diretoria@ffclrp.usp.br | ffclrp@usp.br